Lembretes

SEMINÁRIOS:

A) Escolher um dos textos como texto base para cada tema. Sistematizar a apresentação - para isso voces poderão usar recursos audiovisuais, slides, dinâmicas, rodas de conversa, etc...

B) Trazer um artefato cultural (música, cena de um filme, alguma exposição, poesia, fotografia... etc.. ) que estabeleça ligação com o tema e que o articule com a Educação Infantil;

C) Entregar individualmente no dia 08 de outubro um ESQUEMA síntese (1gina) sobre um dos temas apresentados;

TEMAS, GRUPOS E ORDEM DE APRESENTAÇÃO 
(obs: 25 minutos para cada grupo)

1. Música e Educação Infantil (Silvia, Dina, Nayra e Ana Paula)
2. Dança, Movimento, Teatro e Ed. Infantil (Andressa, Ana Carolina, Michele e Renata)

3. Literatura e Educação Infantil (Monica, Jonathan, Priscila e Tuane)
4. Infancia, voz e imaginação (Pamela, Bruna e Rita)

  
RESENHA CRÍTICA (INDIVIDUAL) SOBRE UM DOS FILMES:

1. Lixo Extraordinário
2. Pina
3. A guerra dos botões
4. Tomboy 
5. dez por cento é mentira - Desbiografia de Manoel de Barros

DATA DE ENTREGA DA RESENHA: 08 DE OUTUBRO
Orientações para a escrita da resenha: http://www.pucrs.br/gpt/resenha.php  



Aula 14/09 Texto base: ESCULTURA E IMAGINAÇÃO ENTRE AS CRIANÇAS PEQUENAS - Alessandra M. R. Oliveira (no xerox)
Trazer massinha de modelar para a atividade em sala, ok?

Obs: serão atendidas as acadêmicas que ainda não foram orientadas quanto aos projetos de estágio.

beijinho e até lá!

Profª Amanda Leite

Encontro de orientação 30 de agosto (quinta-feira):

A) Enviar o projeto até 29/08;
B) Para evitar atrasos, chegar pelo menos 5 minutos antecipados;

18h          Dina/Silvia
18:30h     Andressa/Carol
19h          Priscila/Monica
19:30h    Tuani/Michele
20h          Ana Paula/ Joselia
20:30h     Rita
21h          Nayra

Obs.: Renata, Bruna e Sabrina serão atendidas no dia 14/09/12. 


Ola gente bonita, 
Para o encontro de 24/08, trabalharemos o texto: Desenho infantil e oralidade: instrumentos para pesquisas com crianças pequenas (Marcia Gobbi), que ja está disponivel na pasta da disciplina.
Lembrem-se de ler o poema que você recebeu e criar uma artistagem para ele que pode ser desenho, colagem, pintura...
Divirtam-se criando!
Beijo carinhoso,

Profa. Amanda



 
Olá querid@s!
O texto base do encontro 17/08 é: Educação Infantil e Arte: Sentidos e Práticas Possíveis (encaminhado via e-mail da turma).


A) Leiam e destaquem os aspectos mais relevantes (isto fomentará nosso diálogo em sala);
B) Aquel@s que ainda não encaminharam as poesias, por favor, providecie e leve impresso e/ou manuscrito para a aula;

Beijoca
 


Olá 8ª fase de Pedagogia, bem vind@s!
Para nosso proximo encontro (10 de agosto) pede-se que cada pessoa providencie: 
a) leitura do texto base encaminhado para o email da turma; 
b) traga impresso uma poesia ou um poeta que goste;
c) dê uma “espiadinha” no blog e, a partir da matéria "Dos quadrões para os quadrinhos", escreva um breve comentário sobre quando a brincadeira é (ou pode ser) levada a sério para estimular a aprendizagem na infância. 
EM TEMPO, SE PUDEREM, LEVEM CAMERA FOTOGRAFICA OU CELULAR QUE PERMITA BAIXAR A FOTO NO COMPUTADOR DA SALA.
Um grande abraço e até lá!  (Profª Amanda)

3 comentários:

  1. Brincando a criança se relaciona com o outro, experimenta e amplia seus conhecimentos, através da ludicidade elas vêem o mundo e como gostariam que fossem, expressando a forma que pensam, vivem emoções e aprendem a lidar melhor com seus sentimentos. Então a brincadeira tem que ser levada a sério porque ela estimula a aprendizagem da criança brincando. SILVIA

    ResponderExcluir
  2. Brincadeira de criança não pode ser controlado como uma reunião de negócios. Ainda assim, brincar pode ser construtiva.
    Brincar muitas vezes envolve a imitação.
    Brincar envolve a cooperação (tambem envolve a comunicação). Até uma brincadeira "tolo" pode ajudar os alunos aprender.

    Como G.K. Chesterton escreveu:
    "Porque as crianças têm vitalidade abundante, e porque eles estão em espírito livre, querem, portanto, que as coisas sejam repetidas e inalteradas. Eles sempre dizem: 'Faça de novo', e a pessoa adulta faz de novo até que ele está praticamente morto. Os adultos não são fortes o suficiente para exultar na monotonia."

    Brincadeira de criança pode ser monotonia, tolo, ou até cansativa para adultos. Mas o brincar repetitivo ajuda as crianças a aprender. Não é "eficiente", não é necessariamente. Não é sempre "sério", mas pode ajudar as crianças a aprenderem.

    --Jonathan Balmer

    ResponderExcluir
  3. No brincar a criança tem interação com outras crianças e com diferentes idades e culturas diversicadas. Sendo que, a todo momento na brincadeira desafios a ser explorado. Pode se dizer que em todo o momento da brincadeira a criança de alguma forma esta aprendendo seja nas brincadeiras repetidas, pois a cada momentos surge novas situações, seja na interação com outro adulto, seja no faz de conta.

    Priscila Freitas

    ResponderExcluir