SEMINÁRIOS:
A) Escolher um dos textos como texto base para cada tema. Sistematizar a apresentação - para isso voces poderão usar recursos audiovisuais, slides, dinâmicas, rodas de conversa, etc...
B) Trazer um artefato cultural (música, cena de um filme, alguma exposição, poesia, fotografia... etc.. ) que estabeleça ligação com o tema e que o articule com a Educação Infantil;
C) Entregar individualmente no dia 08 de outubro um ESQUEMA síntese (1 página) sobre um dos temas apresentados;
TEMAS, GRUPOS E ORDEM DE APRESENTAÇÃO
(obs: 25 minutos para cada grupo)
1. Música e Educação Infantil (Silvia, Dina, Nayra e Ana Paula)
2. Dança, Movimento, Teatro e Ed. Infantil (Andressa, Ana Carolina, Michele e Renata)
3. Literatura e Educação Infantil (Monica, Jonathan, Priscila e Tuane)
4. Infancia, voz e imaginação (Pamela, Bruna e Rita)
RESENHA CRÍTICA (INDIVIDUAL) SOBRE UM DOS FILMES:
1. Lixo Extraordinário
2. Pina
3. A guerra dos botões
4. Tomboy
5. Só dez por cento é mentira - Desbiografia de Manoel de Barros
DATA DE ENTREGA DA RESENHA: 08 DE OUTUBRO
Orientações para a escrita da resenha: http://www.pucrs.br/gpt/resenha.php
Aula 14/09 Texto base: ESCULTURA E IMAGINAÇÃO ENTRE AS CRIANÇAS PEQUENAS - Alessandra M. R. Oliveira (no xerox)
Trazer massinha de modelar para a atividade em sala, ok?
Obs: serão atendidas as acadêmicas que ainda não foram orientadas quanto aos projetos de estágio.
beijinho e até lá!
Profª Amanda Leite
Encontro de orientação 30 de agosto (quinta-feira):
A) Enviar o projeto até 29/08;
B) Para evitar atrasos, chegar pelo menos 5 minutos antecipados;
18h Dina/Silvia
18:30h Andressa/Carol
19h Priscila/Monica
19:30h Tuani/Michele
20h Ana Paula/ Joselia
20:30h Rita
21h Nayra
Obs.: Renata, Bruna e Sabrina serão atendidas no dia 14/09/12.
Ola gente bonita,
Para o encontro de 24/08, trabalharemos o texto: Desenho infantil e oralidade: instrumentos para pesquisas com crianças pequenas (Marcia Gobbi), que ja está disponivel na pasta da disciplina.
Lembrem-se de ler o poema que você recebeu e criar uma artistagem para ele que pode ser desenho, colagem, pintura...
Divirtam-se criando!
Beijo carinhoso,
Profa. Amanda
Olá querid@s!
O texto base do encontro 17/08 é: Educação Infantil e Arte: Sentidos e Práticas Possíveis (encaminhado via e-mail da turma).
A) Leiam e destaquem os aspectos mais relevantes (isto fomentará nosso diálogo em sala);
B) Aquel@s que ainda não encaminharam as poesias, por favor, providecie e leve impresso e/ou manuscrito para a aula;
Beijoca
Olá 8ª fase de Pedagogia, bem vind@s!
A) Escolher um dos textos como texto base para cada tema. Sistematizar a apresentação - para isso voces poderão usar recursos audiovisuais, slides, dinâmicas, rodas de conversa, etc...
B) Trazer um artefato cultural (música, cena de um filme, alguma exposição, poesia, fotografia... etc.. ) que estabeleça ligação com o tema e que o articule com a Educação Infantil;
C) Entregar individualmente no dia 08 de outubro um ESQUEMA síntese (1 página) sobre um dos temas apresentados;
TEMAS, GRUPOS E ORDEM DE APRESENTAÇÃO
(obs: 25 minutos para cada grupo)
1. Música e Educação Infantil (Silvia, Dina, Nayra e Ana Paula)
2. Dança, Movimento, Teatro e Ed. Infantil (Andressa, Ana Carolina, Michele e Renata)
3. Literatura e Educação Infantil (Monica, Jonathan, Priscila e Tuane)
4. Infancia, voz e imaginação (Pamela, Bruna e Rita)
RESENHA CRÍTICA (INDIVIDUAL) SOBRE UM DOS FILMES:
1. Lixo Extraordinário
2. Pina
3. A guerra dos botões
4. Tomboy
5. Só dez por cento é mentira - Desbiografia de Manoel de Barros
DATA DE ENTREGA DA RESENHA: 08 DE OUTUBRO
Orientações para a escrita da resenha: http://www.pucrs.br/gpt/resenha.php
Aula 14/09 Texto base: ESCULTURA E IMAGINAÇÃO ENTRE AS CRIANÇAS PEQUENAS - Alessandra M. R. Oliveira (no xerox)
Trazer massinha de modelar para a atividade em sala, ok?
Obs: serão atendidas as acadêmicas que ainda não foram orientadas quanto aos projetos de estágio.
beijinho e até lá!
Profª Amanda Leite
Encontro de orientação 30 de agosto (quinta-feira):
A) Enviar o projeto até 29/08;
B) Para evitar atrasos, chegar pelo menos 5 minutos antecipados;
18h Dina/Silvia
18:30h Andressa/Carol
19h Priscila/Monica
19:30h Tuani/Michele
20h Ana Paula/ Joselia
20:30h Rita
21h Nayra
Obs.: Renata, Bruna e Sabrina serão atendidas no dia 14/09/12.
Ola gente bonita,
Para o encontro de 24/08, trabalharemos o texto: Desenho infantil e oralidade: instrumentos para pesquisas com crianças pequenas (Marcia Gobbi), que ja está disponivel na pasta da disciplina.
Lembrem-se de ler o poema que você recebeu e criar uma artistagem para ele que pode ser desenho, colagem, pintura...
Divirtam-se criando!
Beijo carinhoso,
Profa. Amanda
Olá querid@s!
O texto base do encontro 17/08 é: Educação Infantil e Arte: Sentidos e Práticas Possíveis (encaminhado via e-mail da turma).
A) Leiam e destaquem os aspectos mais relevantes (isto fomentará nosso diálogo em sala);
B) Aquel@s que ainda não encaminharam as poesias, por favor, providecie e leve impresso e/ou manuscrito para a aula;
Beijoca
Olá 8ª fase de Pedagogia, bem vind@s!
Para nosso proximo encontro (10 de agosto) pede-se que cada pessoa providencie:
a) leitura do texto base encaminhado para o email da turma;
b) traga impresso uma poesia ou um poeta que goste;
c) dê uma “espiadinha” no
blog e, a partir da matéria "Dos quadrões para os quadrinhos", escreva um breve comentário sobre quando a brincadeira é (ou pode ser) levada
a sério para estimular a aprendizagem na infância.
EM TEMPO, SE PUDEREM, LEVEM CAMERA FOTOGRAFICA OU CELULAR QUE PERMITA BAIXAR A FOTO NO COMPUTADOR DA SALA.
EM TEMPO, SE PUDEREM, LEVEM CAMERA FOTOGRAFICA OU CELULAR QUE PERMITA BAIXAR A FOTO NO COMPUTADOR DA SALA.
Um grande abraço e até lá! (Profª Amanda)
Brincando a criança se relaciona com o outro, experimenta e amplia seus conhecimentos, através da ludicidade elas vêem o mundo e como gostariam que fossem, expressando a forma que pensam, vivem emoções e aprendem a lidar melhor com seus sentimentos. Então a brincadeira tem que ser levada a sério porque ela estimula a aprendizagem da criança brincando. SILVIA
ResponderExcluirBrincadeira de criança não pode ser controlado como uma reunião de negócios. Ainda assim, brincar pode ser construtiva.
ResponderExcluirBrincar muitas vezes envolve a imitação.
Brincar envolve a cooperação (tambem envolve a comunicação). Até uma brincadeira "tolo" pode ajudar os alunos aprender.
Como G.K. Chesterton escreveu:
"Porque as crianças têm vitalidade abundante, e porque eles estão em espírito livre, querem, portanto, que as coisas sejam repetidas e inalteradas. Eles sempre dizem: 'Faça de novo', e a pessoa adulta faz de novo até que ele está praticamente morto. Os adultos não são fortes o suficiente para exultar na monotonia."
Brincadeira de criança pode ser monotonia, tolo, ou até cansativa para adultos. Mas o brincar repetitivo ajuda as crianças a aprender. Não é "eficiente", não é necessariamente. Não é sempre "sério", mas pode ajudar as crianças a aprenderem.
--Jonathan Balmer
No brincar a criança tem interação com outras crianças e com diferentes idades e culturas diversicadas. Sendo que, a todo momento na brincadeira desafios a ser explorado. Pode se dizer que em todo o momento da brincadeira a criança de alguma forma esta aprendendo seja nas brincadeiras repetidas, pois a cada momentos surge novas situações, seja na interação com outro adulto, seja no faz de conta.
ResponderExcluirPriscila Freitas